neurogênese

Entenda como ocorre a neurogênese

Há pouco tempo, havia um entendimento de que os neurônios só eram formados durante o desenvolvimento do cérebro, interrompendo essa produção no momento em que ele parava de se desenvolver. Estudos recentes, porém, demonstraram que essa tese está incorreta, pois comprovou que a neurogênese continua ocorrendo em todo tempo.

Já ouviu falar em formação de novos neurônios? Sabia que isso pode estar acontecendo agora com você? Continue na leitura do texto e saiba mais sobre o assunto.

O que é neurogênese?

É um termo que define a formação de novos neurônios no cérebro, oriundos de células-tronco e progenitores neurais. A produção de novos neurônios é um processo complexo, que ocorre em diversas etapas. Contudo, antes de entender como funciona, é importante conhecer a anatomia do cérebro.

Entenda a anatomia do cérebro

O cérebro é o órgão responsável pelo controle da coordenação motora do corpo, pelo funcionamento dos sentidos, da memória, dos sentimentos e do raciocínio. Ele é composto por neurônios e glias, que são os responsáveis pela comunicação do corpo através de impulsos elétricos.

Na sua anatomia, o cérebro é formado pelo córtex cerebral e pelo núcleo da base cerebral. É o córtex que permite a comunicação, sentimentos, concentração e memória. O núcleo da base cerebral faz a troca de informações entre o córtex, os órgãos dos sentidos e os músculos.

Dentro do córtex cerebral estão os quatro lobos cerebrais – frontal, parietal, occipital e temporal. No lobo temporal está o hipocampo, uma estrutura que tem forma semelhante à de um cavalo marinho. É o principal local de armazenamento temporário da memória.

O hipocampo é responsável por transformar a memória de curto prazo em memória de longo prazo. Por isso, quando alguém lesiona essa região, é comum que perca a capacidade de criar novas memórias.

Como ocorre a neurogênese?

É preciso falar sobre a anatomia do cérebro porque o hipocampo é muito importante na neurogênese. Mesmo após o cérebro deixar de se desenvolver, a formação de novos neurônios ocorre em algumas regiões específicas. Uma delas é o hipocampo.

De acordo com estudos, o surgimento desses neurônios nessa região permite o aumento da capacidade que um indivíduo tem de relacionar memórias passadas com episódios recentes.

Dessa forma, ficou comprovado que a formação de novos neurônios compensa a morte de outros neurônios.

Por que a neurogênese é tão importante?

Essa descoberta comprovou para a medicina que a aprendizagem fomenta o aparecimento de novos neurônios, ou seja, aprender algo novo cria matéria neural.

Então, quando você fala um novo idioma, toca um instrumento ou faz qualquer atividade que estimule o cérebro, você está contribuindo para o retardamento da deterioração cognitiva.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como neurologista em Brasília.

Comentários

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima