Por que acontece e como se livrar da dor de cabeça no trabalho?

A dor de cabeça é uma das dores mais comuns. Afeta cerca de 40% da população mundial. Também conhecida como cefaleia, para algumas pessoas, é esporádica. Para outros tantos, é crônica, a ponto de fazer parte da rotina do indivíduo, inclusive durante o expediente de trabalho.

Não..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Você já ouviu falar da Síndrome de Tourette?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Síndrome de Tourette ou pode ser que, assim como boa parte das pessoas, desconheça esse distúrbio neurológico que, normalmente, dá os primeiros sinais na infância.

Caracterizada por manifestar tiques motores e fônicos, a síndrome pode acarretar..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
O que é a neuropatia sensorial?

A neuropatia é uma condição que afeta aproximadamente 8% da população mundial e impacta diretamente a qualidade de vida e bem-estar de quem sofre o problema.

A neuropatia corresponde a um quadro de lesões nas fibras dos nervos sensoriais, que comprometem a rede de comunicação que envia..

Dormência – causas e tratamento

A sensação de dormência é relativamente comum. Quando acontece esporadicamente, devido à longa permanência de tempo na mesma posição, não é preocupante. Entretanto, em outras condições, tal sintoma merece atenção especial.

A dormência corresponde à perda total ou parcial da..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Distonia – conheça os diferentes tipos da doença

A distonia é um quadro caracterizado pela movimentação corporal involuntária, também conhecida como espasmos musculares. Essa condição pode atingir qualquer área do corpo, de modo local ou generalizado.

O mecanismo da distonia consiste na contração simultânea  de músculos agonistas,..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
O que é Doença de Huntington?

Doença de Huntington é uma condição hereditária que resulta na progressiva degeneração de células nervosas do cérebro. Ela foi descrita em 1872, por George Huntington, um médico norte-americano.

A doença de Huntington acomete menos de uma em cada cem mil pessoas, sendo o sexo feminino..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Quais as principais causas da amnésia?

A amnésia é uma psicopatologia caracterizada pela perda parcial ou total da memória. Pode ser frequente ou episódica, permanente ou temporária. Nessa condição, pode haver perda das lembranças já adquiridas, além da incapacidade de fixar novas memórias.Trata-se de uma situação que afeta..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Qual o papel do neurologista no tratamento de TDAH?

A neurologia é uma especialidade médica voltada para o estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso. Isso não significa que o campo de atuação da neurologia se restrinja apenas aos distúrbios neurológicos, mas também contempla a abordagem de enfermidades que,..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Desmaio: o que fazer para socorrer a vítima?

O desmaio é um sinal de que algo não vai bem no corpo humano. Quando algum amigo, familiar ou até mesmo um desconhecido “cai para trás”, muitos ficam sem reação. Quem está perto de uma pessoa que sofreu esse mal súbito pode adotar algumas ações importantes para socorrer a vítima. Fique..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Esquecimento: quando devo me preocupar?

Esquecer onde guardou as chaves de casa, a data do aniversário do melhor amigo, de realizar o pagamento de contas, ou comprar o que pediram… Você se identifica com alguma dessas situações? Bem provável que sim, já que todos nós somos um pouquinho esquecidos. O problema, porém, é quando..

Load more