O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica?

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida pela sigla ELA, é uma doença degenerativa do sistema nervoso. Isso significa que o quadro pode acarretar danos motores progressivos, limitantes e irreversíveis.

A degeneração provocada pela condição ocorre em vários níveis do sistema..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
O que são miopatias congênitas?

As miopatias são desordens musculares que se restringem aos músculos e não apresentam relação com problemas estruturais no nervo periférico. Há vários tipos de miopatias, sendo que as principais são as distrofias musculares, distrofia miotônica, miopatias inflamatórias, miopatias metabólicas..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Saiba o que é demência vascular

A demência vascular é uma das principais síndromes demenciais existentes. Ela ocorre quando o cérebro sofre danos decorrentes de problemas cardiovasculares ou cerebrovasculares, a ponto de provocar algum grau de demência. O AVC, por exemplo, é a segunda maior causa de síndromes demenciais na..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Quais são os tipos de cefaleia?

Nem todas as pessoas sabem, mas há pelo menos 150 tipos de cefaleia, que nada mais é do que o termo médico usado para designar a dor de cabeça. Essa manifestação é tão comum que dificilmente há alguém que nunca tenha passado por um episódio desses na vida.

Bastante incômodas, as..

Cefaleia tensional: 6 dicas para evitar as dores

Você sabia que existem mais de 150 tipos de cefaleia? A cefaleia tensional é justamente a mais comum delas.  Só para ter ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, de 38 a 74% dos brasileiros já tiveram algum episódio dessa dor de cabeça difusa, que produz desconforto suportável.

Essa..

AVC tem cura?

O acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame, é uma condição grave, capaz de colocar a vida do indivíduo em risco. Só para ter ideia, ele provoca mais de 6 milhões de óbitos todos os anos.

No Brasil, o derrame é a principal causa de morte e também é responsável pela maioria dos..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Irisina e a doença de Alzheimer

O Alzheimer é a síndrome demencial mais comum entre a população mundial. Atualmente, há mais de 45 milhões de pessoas com demência no mundo, das quais pelo menos 35 milhões possuem Alzheimer. A estimativa é de que esse número praticamente venha a dobrar nos próximos 20 anos. Muito, não?

Cumpre..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
O que são doenças neurológicas?

Muito se fala sobre doenças neurológicas, mas, você sabe o que realmente elas significam? Trata-se de um conjunto de enfermidades que afetam o sistema nervoso central e periférico, desencadeando diversos sintomas cognitivos, psicológicos e motores. Elas podem atingir não só o cérebro, como..

Meningite: Sintomas e Diagnóstico

Segundo a Associação Médicos Sem Fronteiras, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que foram reportados no mundo quase 1 milhão de casos com suspeita de meningite, nos últimos 20 anos. Cem mil vítimas vieram a óbito.

Dessa forma, a estatística atesta o poder de contágio..

Diagnóstico e Tipos de Tratamentos da Esclerose Múltipla

A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que existam atualmente 35 mil brasileiros vítimas dessa doença. O grande desafio referente a essa patologia é a confirmação do diagnóstico. Isso ocorre em razão da grande variedade de sintomas e pela forma como se apresentam.

Você..

Load more