Esclerose lateral amiotrófica (ELA): quais são os primeiros sinais da doença?

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que causa paralisia motora progressiva, de modo irreversível. É considerada uma das doenças mais temidas na atualidade.

Na ELA, os neurônios se deterioram ou morrem e já não enviam mensagens ao corpo…

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Neuralgia do trigêmeo: quais são os tratamentos indicados?

A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio nervoso responsável pela sensação de dor intensa no rosto, onde o nervo trigêmeo passa. Esse nervo controla as sensações da face e transporta para o cérebro as mensagens decorrentes dessas sensações.

A dor sentida é relatada como uma das piores..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Neuromielite óptica: sintomas e causas

Neuromielite óptica (NMO), também conhecida como doença de Devic, é uma doença inflamatória autoimune do sistema nervoso central, que ataca os nervos ópticos e a medula espinal. Sua principal característica é a dificuldade de andar, redução da visão e alterações no controle dos esfíncteres.

Segundo..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
O que é estenose do canal lombar?

A estenose do canal lombar é um estreitamento do canal espinhal, na parte inferior das costas, que contém nervos e a medula espinhal.

Esse estreitamento exerce uma compressão sobre a medula espinhal ou sobre os nervos. Pode ser provocado por uma estrutura óssea, partes moles ou ambas. Pode..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
O que é neuropatia periférica?

A neuropatia periférica é uma doença que afeta os nervos periféricos, responsáveis por transmitir mensagens da medula espinhal e do cérebro para o corpo. A neuropatia pode provocar danos crônicos aos nervos, além da perda da sensibilidade e atrofia muscular nas mãos e pernas.

Essa..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
O que fazer quando uma pessoa tem derrame cerebral?

O derrame cerebral, também denominado acidente vascular cerebral (AVC), é uma doença crônica, resultado de uma mudança no fluxo do sangue no cérebro. É considerado uma das causas mais comuns de morte cerebral, internações e incapacidade adquirida.

O derrame ocorre quando os vasos sanguíneos..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Paraparesia espástica familiar: quais são os sintomas e as causas?

A paraparesia espástica familiar (PEF), também conhecida como síndrome Strumpell-Lorrain, é um grupo de doenças hereditárias caracterizadas pela rigidez progressiva e contração dos membros inferiores.

Essa síndrome pode ocorrer de duas formas, de acordo com sua origem. Na forma simples,..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Tratamento endovascular do aneurisma cerebral

Um aneurisma cerebral é uma dilatação, em formato de bolha, que se forma na parede de uma artéria do cérebro. É uma área frágil, que pressiona os nervos próximos, podendo causar alguns sintomas. Em alguns casos, pode ocorrer também a ruptura do vaso.

O aneurisma pode surgir em qualquer..

Posted by Dr. Heitor Felipe Lima in Todos
Neuromielite óptica: diagnóstico e tratamentos

A neuromielite óptica é uma doença do sistema nervoso central, que afeta principalmente os nervos oculares (neurite óptica) e a medula espinhal (mielite). Ela também é conhecida como transtorno do espectro ou doença de Devic.

Ocorre quando o sistema imunológico reage contra suas próprias..

Conheça 4 tipos de dores de cabeça

A dor de cabeça é um sintoma tão comum, que a maioria das pessoas se automedica no instante em que ela ocorre. Muitos indivíduos nem sequer se perguntam qual seria a causa da dor.

Pensando nisso, elaborei este artigo para apontar quatro tipos de dores de cabeça. Assim, reconhecendo os..

Load more